Aprenda tudo sobre a planta pilea, espécie Pilea Peperomioide e conhecida popularmente como planta de dinheiro chinesa ou planta da amizade. Essa planta ganhou muita atenção e destaque na decoração com plantas, pela presença moderna e delicada e também por ser muito fácil de cuidar.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa planta, confira os cuidados para que ela cresça linda saudável.
Confira nesse post:
Origem da planta
China.
Luminosidade
A pilea é uma planta de meia sombra. O ideal é de 2 a 3 horas de sol fraco, aquele sol bem fraquinho da manhã.
Se as folhas começarem a queimar ou se as folhas desbotarem são sinais de falta de sol.
Se as folhas começarem a enrugar é porque a planta precisa de mais claridade.
Como regar?
A rega da pilea é uma planta resistente e o ideal é regar a planta a cada 2 dias, vale esperar secar a superfície do substrato para realizar a próxima rega.
Inspirações de decoração com Pilea dentro de casa?
Você pode ter essa planta dentro de casa ou apartamento, essa planta fica bem em ambientes arejados e com boa luminosidade.
Como adubar a planta?
A adubação ideal para a pilea peperomioides é a de NPK 10-10-10 ou o bokashi. Você pode fazer a adubação mensalmente que já irá atender as necessidades da planta.
Como fazer mudas de pilea peperomioides?
Para fazer mudas da pilea, você consegue fazer mudas a partir de mudas enraizadas ou a partir das folhas.
Muda de pilea a partir de pequenas mudas com raízes
Para fazer a muda, você precisará remover a planta principal do vaso, remover o excesso de substrato e identificar as raízes da planta principal e da muda que nasceu. Quando você conseguir identificar, separe-as, assim você poderá replantar a planta original em um novo substrato e poderá plantar a nova muda em um vaso menor. Confira no tópico abaixo como preparar o substrato para a Pilea Peperomioides.
Muda de pilea a partir das folhas
Substrato ideal para a Pilea
O melhor substrato é aquele que não fique muito compactado e que não aperte muito as raízes da planta, o ideal é um solo bem drenado. Você pode usar substrato pronto, comprado em gardens ou pode fazer uma mistura de terra vegetal, areia, casca de pinus e húmus de minhoca por exemplo. As proporções dessa misturinha podem ser: 2 partes de terra vegetal, 1 parte de areia, 1/2 de casca de pinus e 1/2 de húmus de minhoca.