Confira dicas de como cultivar a planta begônia maculata. Uma planta com folhas exuberantes, coloridas e com detalhes que chamam a atenção. Considerada um dos queridinhos do momento para a decoração com plantas!
Como plantar begônia em vaso?
Veja como preparar o substrato e como plantar ou replantar sua begônia em vasos.
Como fazer substrato para begônia maculata
Pra preparar o substrato, você vai precisar de: Casca de pinus moído ou vermiculita e terra vegetal.
As medidas para a mistura são: 2 medidas terra vegetal para 1 medida de pinus moído ou vermiculita.
Faça a mistura e seu substrato para begônias está pronto.
É muito importante que esse substrato tenha boa drenagem, a begônia não gosta de substrato encharcado então quanto melhor for a drenagem, ou seja, quanto mais facilmente a água da rega “escorrer” pelo fundo do vaso, melhor para a planta, assim você terá certeza que o substrato da planta não estará encharcado. veja dicas de como regar sua begônia no tópico Rega abaixo.
Passo a passo para plantar ou replantar sua begônia maculata
- Cubra o fundo do vaso com uma camada de drenagem, essa camada pode ser argila expandida ou até isopor quebrado
- Adicione o substrato preparado para begônias
- Insira a sua planta ou muda
- Complete com mais um pouco do substrato até cobrir as raízes.
Begônia Maculata
Luminosidade
Essa planta gosta de meia sombra em geral mas ela precisa de luz indireta. Necessita de 2 horas de sol por dia, mas aquele sol fraquinho da manhã.
Na begônia de flor, o sol diário faz com que ela dê flores.
A temperatura ideal para o cultivo da begônia é entre 20° graus a 28° graus, mas ela não gosta de vento e nem do frio. O vento faz com que suas folhas comecem a ficar com as pontas secas.
Uma dica muito legal é observar sempre a espessura das folhas das plantas, quanto mais fina for a folha, mais sensível ao frio e ao vento ela será, nesses casos a planta deve ficar em um local da casa que não bata muito vento.
Rega
Como regar a begônia maculata?
Na hora da rega, cuide para as folhas não molharem, caso isso aconteça e dependendo da temperatura, as folhas podem manchar e apodrecer.
Essa planta não gosta de solo encharcado, então o ideal é fazer regas de acordo com a necessidade da planta. Para não regar em excesso, faça o teste tocando o substrato com os dedos e verificando a umidade do solo, se estiver seco você pode regar e se estiver muito úmido é recomendado que ainda não faça uma nova rega e aguarde mais alguns dias.
Dica: Quando há excesso de rega, as folhas começam a secar e o caule da folha fica mole.
Adubação
Para ter folhas maiores, o ideal é fazer a adubação. O melhor adubo para begônias é uma em que o NPK seja equilibrado, ou seja NPK 10-10-10.
Uma boa opção e bom custo benefício é o Adubo Dimy de 1kg. Você pode usá-lo na maior parte das suas plantas por ser um adubo equilibrado.
Mudas de begônia
Como fazer mudas da begônia?
As begônia podem dar mudas a partir das folhas, você pode usar uma folha com o pedaço de caule e inserir num substrato para begônias. Dessa forma a folha cria raízes.
Em begônias mais compridas como a begônia maculata, você pode fazer mudas a partir de estacas. Você deve retirar o topo de uma delas e inserir no substrato para begônias, isso permitirá que ela enraize e depois cresça.
Tipos de begônia
Existem muitos tipos de begônia, são mais de 1.400 espécies, algumas com folhagens mais exuberantes e outras com lindas e delicadas flores.
Veja abaixo a lista com os tipos de begônia mais procurados no momento:
- Begônia-maculata (Begonia maculata)
- Begônia metálica (Begonia aconitifolia)
- Begônia-rex (Begonia Rex Cultorum)
- Begônia-cerosa (Begonia semperflorens)
- Begônia-asa-de-anjo (Begonia coccinea)
- Begônia eliatior (Begônia eliatior)
Confira algumas fotos para se inspirar:
Begônias com flores vermelhas e rosas, com folhagens verdes e metálicas, begônia maculata cultivada em água.