Uma espécie de cacto bem diferente que cresce em espiral e tem chamado bastante atenção no mundo da decoração com plantas. O cacto parafuso (cereus peruvianus) pode dar flores, em geral são flores grandes de cor branca e lilás, que se abrem à noite e florescem nas estações primavera e verão.
Para saber mais dessa planta e os cuidados com esse tipo de cacto confira os tópicos abaixo.
Como cultivar o cacto parafuso
Origem
América do Sul
Clima
Desértico, com clima quente e solo mais seco.
Luminosidade
Essa espécie de cacto pode ser cultivado dentro ou fora de casas e apartamentos.
Dentro de casa, o ideal é que o vaso esteja em um local bem iluminado que bata sol direto pelo menos 4 horas por dia.
Já em ambientes externos, pode ser plantado no solo e receber sol pleno.
Rega
Você deve regar sempre que o solo/ substrato estiver seco. Em épocas de chuva, não é recomendado regar a planta para não apodrecer suas raízes e em períodos do ano mais quentes, o ideal é regar a cada semana ou quinzena. Vale o teste de colocar a ponta dos dedos no solo e avaliar a umidade do substrato, se o dedo sair limpo significa que está na hora de regar, se sair úmido é melhor aguardar mais uns dias para regar ok?
Como replantar o cacto parafuso em vaso
Sim, no caso de cultivo desse cacto no vaso, troque de vaso e substrato a cada 2 ou 3 anos, assim você garante um solo sempre rico em nutrientes.
Substrato ideal para cacto parafuso
Como todo cacto, o ideal é um substrato bem drenado. O fundo do vaso deve ter argila expandida para garantir que não tenha acúmulo de água e o a mistura de substrato ideal para o cacto parafuso pode ser 1 medida de terra vegetal para 1 medida de areia ou vermiculita.
Adubação
Para aumentar as chances do cacto parafuso florescer é preciso adubar. O adubo NPK onde a proporção de P (fósforo) é mais alto é melhor para esse caso. Você pode usar o bokashi também para adubar o seu cacto. Lembre-se de evitar a adubação da planta no inverno, o melhor é adubar nas outras estações do ano.