Aprenda tudo sobre a costela de adão, conhecida também por monstera deliciosa, veja qual o preço, como cuidar, sobre sua folhagem e como fazer muda de costela de adão. Essa planta pode ser cultivada em vaso e também em grupos da mesma espécie em jardim, junto a outras plantas como uma árvore por exemplo, ela se torna uma trepadeira e cresce em torno do tronco da árvore.
Seu nome monstera deliciosa é devido ao fruto que essa planta pode dar, que dizem ter cheio de tuti-fruti, é algo raro mas pode acontecer.
Uma curiosidade pouco comentada é que a monstera é uma planta tóxica, então para podas ou para fazer mudas o ideal é proteger as mãos com luvas pois sua seiva é tóxica, além disso, é importante manter fora do alcance de crianças e pets.
Essa planta se tornou um destaque na decoração com plantas e muitas pessoas tem buscado dicas de cuidados, luminosidade e rega.
Qual o preço da costela de adão – monstera deliciosa?
Uma muda de monstera na internet custa em torno de R$ 32,90 a R$ 90, depende do tamanho da muda e vaso. Confira algumas fotos da planta cultivada em vaso dentro de casa.
Luminosidade
A monstera deliciosa é uma planta de sombra ou meia sombra, então nada de deixar a planta em um local que bata sol direto ok?
Para se ter uma ideia do seu ambiente na natureza, ela sempre fica abaixo das vegetações e árvores maiores, aproveitando a luminosidade que passa dessas plantas mas não recebe luz direta do sol.
Se as folhas da sua monstera estiver amarelando pode ser excesso de sol, fique de olho nesta dica.
Como regar a costela de adão?
O solo deve estar sempre úmido, que é o que reproduz seu ambiente natural. Então faça o teste com a ponta dos dedos e verifique sempre o solo antes de regá-la. De forma geral sua rega deve ser realizada com frequência a cada 1 ou dois dias, depende da temperatura do local onde ela se encontra.
Cuide sempre pra não encharcar o solo, isso pode levar ao apodrecimento das raízes e tornar o as folhas amarelas e fracas. Para evitar isso o ideal é usar um substrato com boa drenagem e uma camada de drenagem no fundo do vaso.
É recomendado fazer a limpeza das folhas da planta, você pode fazer essa limpeza com um pano e água. Assim você garante a respiração dessas folhas.
O que significa folhas amarelas na costela de adão?
Um importante sinal de excesso de água na rega, quando isso acontece as folhas da monstera ficam amareladas e começam a cair. Se isso acontecer, diminua a quantidade de vezes que faz a rega da planta e faça o teste no substrato com a ponta dos dedos.
A monstera deliciosa é venenosa ou tóxica?
Sim, a costela de adão é uma planta tóxica, tanto suas folhas quanto seu caule são tóxicos, então é muito importante deixar fora do alcance de crianças pequenas e dos pets.
Como adubar minha costela de adão?
Essa planta de forma geral não necessita de adubação mas caso você note que as folhas não estão tão saudáveis, você pode adubar sua monstera deliciosa com o adubo rico em cálcio e nitrogênio uma vez por mês.
Uma dica é usar cascas de ovos para adubá-la. Você deve separar as cascas de ovos, triturá-las no liquidificador ou processador até que ela fique com pedaços pequenos, esses pedacinhos ou o pó da casca de ovo, você mistura no substrato da sua costela de adão.
Como fazer mudas de costela de adão?
Confira o passo a passo de como fazer mudas da monstera deliciosa:
- Separe um caule que tenha pelo menos 2 a 3 folhas, se tiver algum caule já com as raízes aparentes, melhor ainda para fazer a muda.
- Plante no substrato ou deixe essa muda na água por alguns dias até que se formem mais raízes da planta (trocando a água 1 vez por semana)
- Quando notar que o caule criou raízes, você pode plantar no substrato
- Para plantar no substrato, faça uma mistura que garanta boa drenagem do solo e também uma camada de drenagem no fundo do vaso.