Aprenda tudo sobre a planta lavanda, conhecida também por alfazema ou lavanda francesa, de espécie Lavandula dentata. Essa planta é conhecida popularmente por trazer tranquilidade e equilíbrio para o ambiente. Essa planta é muito utilizada para a criação de óleos essenciais, além de deixar o ambiente perfumado ela também é uma planta linda para a decoração da casa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa planta, confira os cuidados para que ela cresça linda, perfurmada e principalmente saudável.
Origem da planta
Mediterrâneo
Luminosidade
É uma planta que gosta de locais mais frios e que bata bastante vento e que aguenta temperaturas mais baixas. Não tolera muito climas quentes, em temperaturas altas, tem facilidade de murchar, mas você pode ir acostumando a planta com locais de temperatura mais quente, aí a dica é regar bastante e todos os dias, as vezes até 2 vezes por dia para que ela não sinta tanto.
Para ter flores e se desenvolver bem a lavanda precisa de muitas horas de sol, de 6 a 8 horas por dia, é uma planta de sol pleno. Caso você more em apartamento por exemplo, mantenha o vaso num local que pegue ou o sol do período todo da manhã ou o sol da tarde, assim você garante que a planta esteja recebendo sol o suficientes para dar flores.
Como saber se a lavanda esta recebendo sol o suficiente?
Quando ela recebe a quantidade de sol ideal, ela não estiola, ou seja, ela fica comprida e com as folhas e flores espaçadas, isso acontece porque a planta cresce buscando a luz e sol para sobreviver. Quando a quantidade de sol é insuficiente ela tem dificuldades em dar flores e ela cresce de forma estiolada.
Como regar?
A rega da lavanda em seu ambiente ideal (locais mais frios e que bata bastante vento) é de pouca água e regas espaçadas. Se o local for mais quente o ideal é avaliar a planta e geralmente regá-la diariamente.
Como cuidar da lavanda em vaso?
Para ter a planta lavanda em vaso, o ideal é plantá-la em vaso de profundidade de pelo menos 40 cm e com furos para drenagem. Assim você garante um bom espaço para o desenvolvimento e crescimento da planta.
Uma dica importante é fazer a camada de drenagem com argilas expandida, telha em pedaços ou isopor. Depois dessa parte da preparação vem o substrato, veja no tópico abaixo como preparar o substrato ideal para lavandas.
Substrato ideal para a lavanda
A lavanda gosta de solo arenoso, bem frenado. Então para fazer um substrato ideal para a planta lavanda, você deve sempre misturar a terra vegetal com areia ou vermiculita em proporção 2 porções de terra vegetal para 1 porção de areia ou vermiculita. Isso irá garantir um solo bem drenado que não aperte muito as raízes da planta e que não acumule muita água.
Como adubar a planta?
A adubação para a lavanda pode ser usando o adubo bokashi líquido ou em grãos ou também o adubo para flores da forth, o ideal é manter a adubação 1 vez por mês.
Como fazer mudas de lavanda?
Pensa numa planta fácil pra fazer mudas, é a lavanda. Para fazer uma muda você pode cortar uma das pontas da planta, ainda na parte que o caule/ galho esteja verde e plantar no substrato para lavandas, regar bastante até que você veja que a planta se estabilizou e “pegou”. É muito fácil multiplicar a lavanda, mas tem que ter paciência até que ela tenha “pego” e esteja mais firme.
Da muda para a floração demora um bom tempo, isso começa acontecer depois que o caule começa a ficar mais lenhoso, com cor de madeira mesmo, como no alecrim, mas depois que ela atinge esse ponto ela começa a desenvolver muitas flores.