Dicas simples de quais os cuidados ter com a planta rosa do deserto, quanto tempo de sol, como regar e também adubar.
Origem
A rosa do deserto, nome da espécie Adenium obesum, é uma planta de origem africana.
Rosa do deserto com flores brancas e rosas
Qual o solo ou substrato ideal?
A rosa do deserto gosta de solo bem drenado, então o ideal é preparar uma terra misturando em partes iguais de terra vegetal e areia grossa para evitar que no momento da rega não acumule água nas raízes da planta.
Passo a passo para plantar ou replantar sua rosa do deserto
- Pegue o vaso com furos no fundo do tipo bacia e insira uma camada de drenagem (argila expandida, pedaços de telha)
- Insira o substrato de terra vegetal e areia grossa.
- Transfira sua rosa do deserto para dentro do novo vaso
- Preencha com mais substrato para firmar a sua planta no vaso
- Regue e pronto!
Luminosidade
Essa planta como o próprio nome já sugere, gosta de muito sol. Além disso, quanto mais sol mais flores, então deixe-a em um local onde bata sol a maior quantidade de horas possível por dia.
Se for possível o ideal é manter sua planta em ambiente externo, mas caso não seja possível o recomendado é que a sua rosa do deserto fique em uma janela por exemplo que pegue sol ok?
Rega
O ideal é usar a ponta dos dedos para identificar o momento certo de regar sua rosa do deserto, assim você evita que as raízes fiquem muito úmidas e comecem a apodrecer. Se ao tocar você sentir úmido, não regue ainda, regue apenas se realmente o substrato estiver seco.
Se a sua planta começar a fica com folhar secas e aspecto emborrachado ao toque, coloque-a em um local que bata mais sol e evite a rega por alguns dias, esses são sinais de que as raízes da sua planta estão comprometidas.
Adubação
Para adubar sua rosa do deserto, o recomendado é um adubo NPK equilibrado como por exemplo o Forth cote, eles são pequenas bolinhas de adubo que são liberadas aos poucos de acordo com a rega, assim você garante que a sua planta tenha nutrientes sempre para crescer saudável e bonita.