Ícone do site Planta Decora

Como cuidar da suculenta coração partido?

como cuidar de suculenta coração partido

Aprenda tudo sobre a suculenta coração partido, espécie Corpuscularia lehmannii/ Delosperma lehmannii, é uma suculenta pendente, volumosa e que se adapta tanto em ambientes com bastante sol quanto ambientes internos da casa. Seu cultivo é fácil e de crescimento moderado.

Origem da planta

Continente africano

A suculenta coração partido gosta de sol ou sombra?

Luminosidade

Essa suculenta gosta tanto de sol quanto de sombra, de forma geral ela é mais considerada uma planta de meia sombra, mas com a correta adaptação você consegue mantê-la em ambiente externo com sol da manhã ou da tarde.
Não tem facilidade de estiolamento, isso é um ponto bastante positivo da planta, porém deve ser considerado o local de origem quando você adquirir a planta, se ela estava em um garden de sol pleno o ideal é mantê-la em ambiente de sol pleno, assim como em ambiente de meia sombra.

Quando ela recebe bastante luz e sol, ela fica com os corações das folhinhas mais próximos e “apertadinhos” digamos assim e seu caule fica mais rosado. Quando em ambiente de meia sombra ela fica mais verdinha e seu caule também e suas folhas (corações) ficam um pouco mais afastados, isso permite conseguirmos ver ainda mais os corações partidos (folhas) da suculenta.

A luminosidade ideal da planta é receber de 4 a 6 horas de sol por dia quando estiver em ambiente externo e quando for cultivada dentro de casa é muito importante que ela esteja em um local com bastante luz, isso vai garantir que ela cresça saudável.

Como regar a suculenta coração partido?

Pelo fato de suas folhas serem mais grossas, essa parte da planta acumula bastante água.
A rega dessa suculenta deve ser a cada 3-5 dias, mas a regra básica de avaliar o solo e condições da folha são indispensáveis.

A rega deve também ser abundante, até a água escorrer pelo fundo do vaso, por isso é importante também um solo bem drenável para não ter o risco de acúmulo de água nas raízes. Se não souber como criar um substrato para suculentas confira o passo-a-passo de substrato para suculentas.

Suculenta com folhas enrugadas

Uma característica dessa suculenta é que quando a rega não esta adequada, suas folhas enrugam, nesse caso você deve regar com mais frequência.

Substrato para a suculenta

O recomendado é que seja um substrato com boa drenagem, isso vai evitar que acumule água nas raízes da suculenta. Você pode fazer seu substrato para suculentas, confira como fazer substrato para suculenta coração partido, nesse post você encontra os ingredientes, as proporções ideais para criar um solo com boa drenagem e rica em nutrientes.

Você também encontre excelentes substratos já preparados vendidos na internet.

Como adubar a suculenta coração partido?

Você pode adubar sua suculenta com bokashi ou adubo para suculentas de proporção NPK 10-10-10, pode ser o sólido ou líquido. A Adubação dessa planta deve ser espaçada a cada 3 meses.

Como fazer muda de suculenta coração partido?

Mudas a partir da decaptação da suculenta

Para fazer mudas da suculenta, você pode podar a ponta da suculenta com um pouco de caule e plantar em novo substrato para suculentas ou podar as novas mudas que geralmente nascem em volta da raíz/ cuale principal da planta.

Quando plantar essa muda num substrato novo, o ideal é não regar por pelo menos 5 dias até que a planta comece a mostrar sinais de desenvolvimento de raízes. Isso ajuda a não criar umidade demais e evita a proliferação de fungos na planta.

Sair da versão mobile